Imagem: ocanguleiro

 

 

  Você já viu uma dupla mais perfeita que arroz com feijão? Aqui em Natal nós temos uma fórmula e ela se chama Ginga com Tapioca.

 

Mas o que é isso?

 

  A Ginga nada mais é que um pequeno peixe, da espécie Manjuba ou Manjubinha. É muito parecida com a piaba e consumida em toda a região litorânea do Brasil.

  Já a Tapioca é outra iguaria nordestina que tem sua origem nas antigas civilizações indígenas.

  A mistura dos ingredientes foi inventada também por índios, mas não se sabe ao certo quando e nem por qual tribo foi criada. O que a gente sabe é que a Ginga com Tapioca é uma maravilha e você pode se deliciar com o prato enquanto faz algum dos passeios em Natal.

  A receita é considerada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte e é facilmente encontrada nas praias da capital potiguar, principalmente na Praia da Redinha, localizada no Litoral Norte.

  A Ginga com Tapioca também já foi objeto de estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais especificamente do curso de nutrição que analisou o valor nutricional do prato e concluiu que é uma fonte de proteínas e carboidratos, podendo ter entre 500 e 600 calorias por porção.

  Vamos aprender a fazer a Ginga com Tapioca? É só seguir a receita e se aproveitar:

 

GINGA:

-6 gingas médias;

-1 ovo;

-1/2 xícara de farinha sem glúten;

- 1 ½ xícara de coco ralado seco;

- Raspas de dois limões

- Suco de 1 limão

- Óleo para fritar

- Sal e pimenta a gosto

 

TAPIOCAS

- 2 xícaras de goma de mandioca peneirada;

- Sal

- Aproximadamente ½ de xícara de água para hidratar;

 

CARAMELO

- 200 ml de aceto balsâmico

- 120 ml de melado de cana

 

MODO DE PREPARO

Tempere as gingas limpas com sal, pimenta e limão. Passe respectivamente na farinha sem glúten, no ovo batido e na mistura de coco e raspas de limão. Reserve.

Misture o aceto e melado e deixe reduzir em fogo baixo a 1/3 da quantidade inicial. Reserve.

Tempere e hidrate as gomas com ½ de xícara de água e peneire em cima de uma frigideira de tamanho médio pré aquecida. Deixe a massa o mais fina possível.

Frite as gingas, coloque dentro da tapioca, coloque um pouco de caramelo e sirva.